terça-feira, 31 de agosto de 2010

As azaléias estão em festa.



Você já percebeu como as azaléias estão especialmente bonitas e seus arbustos bem frondosos este ano? Não, então dê uma olhadinha e você vai se surpreender.
Há uns três anos comecei um álbum de fotos de flores. Ando por ai com a máquina fotográfica em punho, clicando as casas vizinhas, as ruas, as praças, as escolas e qualquer lugar que tenha um jardim bem cuidado. Coloquei no meu Orkut e vou alimentando todo ano com novidades. Foi dessa experiência que percebi que a cada ano uma ou duas qualidades se sobressaem às outras. No ano que comecei os Ipês deram um show, as Sibipirunas se encheram majestosas e as orquídeas roubaram a cena. No ano passado foi à vez das bougainvilleas ou primavera, como queira, também do Manacá-de-cheiro e das extremosas exibirem suas performances para nosso deleite. Este ano junto com o esplendor da azaléia, aparece a pata-de-vaca formando um tapete rosa e branco nas ruas.
         Esta curiosidade pela natureza vem da minha mãe e com felicidade vejo que incentivada por mim, germinou na minha filha, que atenta, descobre mil coisas no pátio e no jardim de nossa casa. Minha mãe tinha o hábito de levantar cedo e enquanto todos nós dormíamos, ela vagueava pelo jardim com o chimarrão na mão em busca de novidades.
           Sempre achava coisas interessantes, casas de grilos, a rede que os beija-flores fazem como ninhos, um novo caminho de formiga, um enterro de uma barata. E as folhas, ela as admirava tanto, que vez por outra a apanhava acariciando uma planta. Foi uma pena ela nascer no interior do estado, em tempos que o estudo para as mulheres não era uma prioridade, ela poderia ter-se tornado uma excelente bióloga.
         As flores são muito espetaculosas, adoram se vestir para festa, e se for primavera então dai é melhor não tentar competir, inclusive no quesito aromas, pois não vai ter perfume francês que supere.
         Olha quem falando que as flores são espetaculosas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário